Na última quinta-feira, 8/8, cinquenta jovens integrantes do Programa de Aprendizagem “Primeiro Passo para o Trabalho” participaram de um bate-papo com um consultor orçamentário, servidor do Senado Federal, sobre o Programa Jovem Senador.

O tema da redação deste ano é orçamento público. Cada aprendiz recebeu um kit com as fichas de inscrição e as regras do concurso do qual podem participar alunos de escolas públicas de todo o país. Ao todo, 27 jovens serão selecionados a partir das redações para representar as unidades federativas (26 Estados + DF).

No Programa Jovem Senador, jovens de ensino médio das escolas públicas estaduais de todo o Brasil podem conhecer o Poder Legislativo Federal, vivenciando o processo de discussão e elaboração das leis em nosso país, e proporciona aos estudantes uma possibilidade concreta de pautarem discussões dentro do parlamento brasileiro. Todas as propostas legislativas aprovadas pelos jovens senadores são transformadas em Sugestões Legislativas na CDH, Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, são relatadas por Senadores da República e, se receberem um parecer favorável, passam a tramitar como Projetos de Lei do Senado Federal.

Para participar os estudantes devem escrever uma redação com o tema “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”. As inscrições vão até o dia 16 de agosto de 2019.

 

SERVIÇO

Site: www.senado.leg.br/jovemsenador