As atividades do Ano Letivo de 2019 tiveram início em conformidade com Calendário Anual da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, no dia 04 de fevereiro com a apresentação das equipes pedagógicas das unidades que ofertam Educação Infantil.

Na semana que compreendeu os dias 04, 05, 06, 07 e 08 de fevereiro, foi realizada a 1ª Semana Pedagógica de 2019 do Departamento de Educação da Casa de Ismael – Lar da Criança. Foi uma semana de intensa formação com as equipes, discutindo a Educação Infantil amparada na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural com suas concepções para orientar as práticas pedagógicas dos profissionais que estão direta e indiretamente envolvidos com as crianças, levando em consideração ainda os documentos legais que orientam o trabalho nessa etapa da educação.

Os dias voltados para as formações contaram com a participação de especialistas na área: Profª Doutora Cristina Madeira da Universidade de Brasília, Sheyla Gomes de Almeida Doutoranda pela Universidade de Brasília, Professora Luciene Teles da Regional de Ensino de Sobradinho e Maria Aparecida Camarano Doutoranda pela Universidade de Brasília e Encarregada do Departamento de Educação da Casa de Ismael.

As equipes também estiveram presentes na formação promovida pela Regional de Ensino de Sobradinho a respeito da segunda edição do Currículo em Movimento da Educação Infantil com o Prof. Agilson Carlos de Andrade Arruda e a Profa. Andréia Pereira Martinez, da Diretoria de Educação Infantil (DIINF), que foi realizado no teatro de Sobradinho na manhã do dia 07/2.

Além das formações, considerando a importância da organização dos espaços e da construção do planejamento para o início do ano letivo, foi também organizado e discutido um planejamento coletivo entre as equipes pedagógicas que ofertam Educação Infantil para receber as crianças e suas famílias.

PERÍODO DE ACOLHIMENTO

No dia 11 de fevereiro de 2019 foram iniciadas as atividades com as crianças nos espaços que ofertam educação infantil, conforme previsto no Calendário Anual da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. De acordo com os Projetos Políticos Pedagógicos das Instituições e orientações da Subsecretaria de Educação Básica, do dia 11 ao dia 22 de Fevereiro às ações  previstas nos planejamentos foram dedicadas ao acolhimento e a inserção das crianças bem como de suas famílias.

A organização dessa semana foi objeto de trabalho na Semana Pedagógica, em que os profissionais das três unidades (Escola Infantil Casa de Ismael, CEPI Flor de Lis e CEPI Olhos D’Água), tiveram a oportunidade discutir o planejamento, a participação das famílias, considerando a diversidade e principalmente os sentimentos das crianças e dos adultos envolvidos nesse processo.

Faz se necessário destacar queo acolhimento da criança envolve aconchego, bem-estar, amparo, cuidado físico e emocional. Sendo assim, o ato de educar não se separa do ato de cuidar, o que amplia o papel e a responsabilidade dessas instituições nesse momento. Por isso, a forma como cada uma efetiva o período de acolhida revela a concepção de educação e de criança que orienta sua prática. Para tal, o planejamento das atividades é fundamental, para não reproduzir o espontaneísmo e a falta de reflexão. (Currículo em Movimento, 2018, p.38)

Assim, as atividades foram sistematizadas de forma que as crianças se sentissem acolhidas e progressivamente seguras, visando contemplar as necessidades e interesses de acordo com as faixas etárias atendidas, ou seja, dos bebês, das crianças bem pequenas e das crianças pequenas. Para tanto,  as ações pedagógicas nesse período foram planejadas e pautadas a partir dos eixos norteadores da Educação Infantil estabelecidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e no Currículo em Movimento da Educação Infantil que são Interações e a Brincadeira. 

Para isso, foram realizadas atividades diversificadas com o objetivo de propiciar a socialização das crianças nos espaços educativos, por meio de músicas, danças, jogos, contação de histórias, rodas de conversas, confecção de brinquedos, respeitando as necessidades de cada uma. As atividades também objetivaram construir uma relação de segurança entre crianças/crianças e adultos/crianças, conquistando a confiança das crianças bem como de seus familiares.

Momento de interação entre as crianças na cama elástica e no pátio do CEPI Olhos d’Água e CEPI Flor de Lis

Contação de História: “Uma joaninha diferente” de Regina Celia Melo e apresentação teatral para as crianças “Os três gatinhos”

Musicalização e dança com as crianças no pátio

Brincadeiras com bolas  e confecção de brinquedos (peteca e ioiô) no gramado

Atividades com brinquedos emborrachados e legos, incentivando a criatividade e os movimentos dos bebês

Atividade com as famílias

Circuito de brincadeiras: Cama de gato, quebra-cabeça, blocos, futebol de lençol