Alunos do CEPI Olhos D`Água vão às compras num passeio pedagógico sobre educação financeira e nutricional

A turma do 2º Período do Centro de Educação da Primeira Infância CEPI Olhos D`Água Unidade da Casa de Ismael – Lar da Criança, participou de uma aula-passeio no Hipermercado Carrefour Sul no último dia 25 de setembro. A atividade foi uma simulação de compras em que as crianças puderam vivenciar, por meio da brincadeira, a experiência de decidir quais produtos adquirir, observando a quantidade de dinheiro que tinham e a real necessidade de aquisição do produto.

A ida das crianças ao estabelecimento comercial aconteceu como parte das ações relacionadas às atividades que têm sido desenvolvidas com a turma.

Tudo começou a partir de uma roda de conversa na sala de atividades, com relatos das crianças a respeito do que normalmente fazem com os pais fora da escola. Uma criança relatou que costuma ir com a mãe a um salão de beleza, mas não gosta, porque precisa ficar sentado, ouvindo as conversas dos adultos. Disse ainda, que gosta quando vai fazer compras com a mãe. Outras crianças também relataram que gostam de ir ao supermercado com as mães, mas ressaltaram que só conheciam os mercadinhos próximos de suas residências.

A partir de então, a professora Alexandra e o professor Lucas planejaram atividades que atendessem as necessidades e demandas das crianças. Primeiro fizeram uma campanha para que os pais enviassem embalagens vazias de produtos que normalmente utilizam em casa. Posteriormente, conversaram com as crianças a respeito do processo de compra e valor dos gêneros alimentícios e materiais de higiene. Assim que conseguiram as embalagens, montaram um minimercado, separando os produtos por categorias e compartilharam com as crianças dinheiro de brincadeira. Cada criança tinha 30 reais para fazer compras no mercadinho montado no pátio da escola.

Nesse processo de simulação de compras, as crianças puderam vivenciar, por meio da brincadeira, a experiência de decidir quais produtos adquirir, observando a quantidade de dinheiro que tinham e a real necessidade de aquisição do produto.

A visita ao Hipermercado Carrefour Sul surgiu como uma forma de ampliar as experiências das crianças e também a partir da fala de muitas que, durante as rodas de conversas, relataram que nunca haviam visitado um grande supermercado. Foi então que, a professora Alexandra e o professor Lucas fizeram a proposta às crianças de irem ao supermercado comprar alguns itens para fazer uma receita.

No Carrefour, as crianças receberam 50 reais, dividido em dois grupos. Compraram aveia em flocos, açúcar mascavo, uva passas, flocos de arroz e banana para fazerem barrinhas de cereal.

INGREDIENTES (Barrinha de cereais):

– ½ xícara de chá de Aveia em flocos;

– 2 colheres de sopa de açúcar mascavo;

– ½ xícara de uva passas sem sementes;

– 1 xícara chá de flocos de arroz;

– ½ xícara de chá de mel;

– ½ xícara de castanha de caju.

Modo de Preparo:

– Junte todos os ingredientes em um recipiente mexa bem,

– Leve ao fogo baixo por cerca de 10 minutos sem parar de mexer,

– Transfira tudo para uma forma untada com manteiga,

– Espere amornar, corte do tamanho desejado e sirva.