A Equipe Psicossocial realizou, nos dias 09/11 e 06/12, o 1º Seminário sobre Sexualidade e Drogas para Adolescentes da Casa de Ismael.

O evento, desenvolvido em dois módulos – um sobre Sexualidade e outro sobre Drogas – foi inicialmente previsto para atender ao público jovem do serviço de acolhimento da CASEL. Como se trata de assuntos importantes para diversos adolescentes, os jovens da profissionalização também foram convidados a integrar o debate, alcançando um público de cerca de 180 adolescentes.

Os palestrantes e respectivos temas foram:

  • Lucélia Pereira, professora da Faculdade de Serviço Social da UNB, que abordou o “Comportamento Social Ligado à Sexualidade”;
  • Dr. Elinton, ginecologista, que falou sobre “Anatomia, DSTs e Métodos contraceptivos; e
  • As psicólogas Dione Vilela, que trabalhou “Heterossexualidade, Homossexualidade, Desenvolvimento afetivo”; e Jacinta Fontes, que falou sobre “Formas de Sexo”.
Ana Paula, anfitriã do evento (à esq.), junto a alguns dos palestrantes convidados.

 

O público ficou atento ao conteúdo exposto pelos profissionais convidados. O evento contou ainda com o apoio da Polícia Militar através do PROERD.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A exposição causou um grande impacto na vida dos jovens. “Muitos dos adolescentes presentes ao evento ficaram perplexos ao tomar conhecimento das doenças e outras consequências advindas da falta de cuidado pessoal, tanto com drogas quanto com as relações sexuais”, comentou Ana Paula Carvalho, Coordenadora de Assistência Social da Casa de Ismael, que organizou o evento juntamente com sua equipe.

A hora do café nos intervalos ajudou a “quebrar o gelo” e integrar os participantes: os adolescentes do abrigo da CASEL e os demais do Programa Primeiro Passo para o Trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os adolescentes aprenderam como usar corretamente preservativos – que, além de evitar uma gravidez indesejada, pode-se evitar também contrair DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis, dentre elas, a AIDs, Hepatite B, dentre outras.

 

 

De acordo com o site da PM-DF, os instrutores do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – são Policiais Militares voluntários, capacitados pedagogicamente para desenvolver o trabalho em escolas, em parceria com pais, professores, alunos e comunidade. No último ciclo de aplicação do programa em 2007, cerca de 10.000 crianças foram atendidas.

Quem desejar mais informações sobre o PROERD podem acessar o site da PM-DF.

O agendamento para escolas interessadas pode ser feito pelos telefones: 3345-3607 e 3345-3604

 

 

Os dirigentes da Casa de Ismael, bem como a Coordenadora de Assistência Social e sua equipe agradecem a todos aqueles que participaram e garantiram o sucesso de do evento!