Os dirigentes da Casa de Ismael e a coordenação do Programa Primeiro Passo para o Trabalho agradecem a todos que abrilhantaram o nosso 1º Fórum de Aprendizagem, ocorrido no dia 14 de agosto de 2012, no auditório da Casa de Ismael – Lar da Criança.

Orientando os debates, os representantes dos seguimentos parceiros da instituição incentivaram a troca de experiências e oportunizaram mais conhecimento aos jovens aprendizes que desejam entrar no mercado de trabalho.

O evento contou com a presença de vários representantes dos seguimentos parceiros da instituição que,  juntamente aos aprendizes da casa, travaram intensos debates sobre a Aprendizagem Profissional e as normas legais da aprendizagem em empresas públicas, privadas e instituições em geral do Distrito Federal. O entrosamento foi tanto que surpreendeu os organizadores, tamanho o interesse por assuntos políticos, tais como o Projeto de Lei Nº 74/2011 , de autoria do Deputado Luiz Carlos Pitiman, encontra-se em fase de  “Pronta para Pauta na Comissão de Educação e Cultura (CEC)”.

O referido projeto dispõe sobre as condições aplicáveis ao contrato de trabalho do trabalhador admitido como trabalhante, cujo artigo 2º versa que “ O trabalhante deve ter entre 16 (dezesseis) e 21 (vinte e um) anos de idade, cuja jornada de trabalho não deverá ultrapassar a 30 horas semanais, sem redução salarial em relação àqueles trabalhadores que exercem função semelhante, e estar matriculado em curso regular de ensino profissionalizante ou não, que compreenda pelo menos 15 (quinze) horas semanais a ser comprovado mensalmente perante a empresa”.

Os aprendizes montaram grupos de trabalho e enriqueceram os debates com a inclusão de vivências pessoais e suas principais dúvidas a respeito de seus direitos e deveres no mercado de trabalho.

 Vale salientar também que entraram no rol das discussões as experiências pessoais de cada um dos participantes sobre os desafios do mercado. O resultado foi um só: incremento das experiências, aumento de conhecimento!

Parabéns a todos que participaram do evento!!!